top of page

 

... Sinopse
 

A partir de uma perspectiva poética coletiva, o espetáculo reconstrói os caminhos de alguns jovens que aderiram à Guerrilha do Araguaia e nela descobriram o elo entre suas vidas e as contradições mais profundas da formação social do Brasil. O sonho por uma sociedade igualitária, o contato com a cultura local e a solidariedade revolucionária alimentaram a coragem daqueles que não retrocederam frente à violência do regime militar instaurado em 1964

 

 

 

... Sobre o tema

 

O nome do grupo e o interesse pelo tema surgiram do contato com o livro "MATA! – O Major Curió e as guerrilhas no Araguaia", de Leonencio Nossa. A história da guerrilha chamou a atenção do grupo pela sua força ideológica e a paixão dos jovens combatentes que morreram em nome de um país mais justo, livre da opressão contra o povo e da violência do Estado de Exceção promovido pelo golpe civil-militar de 1964. Por tudo o que a pesquisa acerca dessa luta nos mostrou, essa é uma história que não deve ser silenciada jamais, e nossa contribuição aparece por meio do nosso trabalho teatral. 

 

Sobre a encenação...

 

A totalidade da encenação é composta por fragmentos que formam uma espécie de movimento espiral cujo fim é o início da história. Entre as fissuras das partes, resoluções cênicas calcadas em narrativas, partituras corporais, experimentos vocais e ruídos sonoro-musicais dão o tom daquilo que procura mostrar o outro lado das ações que transcorrem.  

Duração aprox.: 80 min. 

Classificação: 16 anos.

 

 

Ficha Técnica

DIREÇÃO E CONCEPÇÃO DRAMATÚRGICA: Anderson Zanetti

CRIAÇÃO DRAMATÚRGICA: coletiva

ATORES: Airá Fuentes Tacca e Gabriela Felipe, Leonardo Oliveira e Vanessa Biffon.

CENOGRAFIA, FIGURINO E ARTE GRÁFICA: Luiz Felipe Macalé

ILUMINAÇÃO: Leonardo Oliveira

DIREÇÃO MUSICAL E PREPARAÇÃO VOCAL: Bruno Cordeiro

ORIENTAÇÃO DE EXPRESSÃO CORPORAL: Fernanda Haucke

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Vanessa Biffon

PRODUÇÃO: coletiva

 

 

Realização PROAC Primeiras Obras

                  e 3º Prêmio Zé Renato

 

 

 

 

PRODUÇÕES ATUAIS

Agradecimentos...

Brava Cia, Cia Antropofágica, Fernanda Rapisarda, Flaviana Benjamin, Guto Togniazzolo, João Alves, Leonênco Nossa, Liniane haag Brum, Marcella Camillo, Mário Bolognesi, Maurício Adinolfi, Micheas Gomes de Almeida, Nina Griô, Cia Os Panthanas, Rede Usina Geradora de Cultura, Romualdo Pessoa, Trupe Olho da Rua, Zernesto Pessoa.

bottom of page